sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nosso Projeto Pronto e Ativo

                                                                                                                                                  1/3                                       
Título do Projeto: Escola Sustentável... Aluno Professor.                                                       

Professora: Ana Marta Demertine / Emiliana

Escola: Escola Básica Municipal Batista Pereira

Turma(s): 5º ano do Ensino Fundamental


1. Objetivos:


1.1. Objetivo Geral:


            Promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis em nossa Escola e em outras Escolas da comunidade.



1.2. Objetivos Específicos:



·        Possibilitar momentos de estudo e reflexão que levem o estudante a sentir-se agente e sujeito do meio e do ambiente em que está inserido, reconhecendo a interdependência e inter-relação entre o homem e o meio ambiente para melhor conhecê-lo, respeitá-lo, recuperá-lo e preservá-lo.
·        Envolver os alunos em atividades práticas de produção (construção de folder e vídeo explicativo, divulgação nas salas da nossa Escola e em Escolas próximas à nossa, confecção de planilhas de cálculos, gráficos e tabelas contendo dados dos materiais arrecadados, construção de blogs), promovendo o desenvolvimento da cooperação, autonomia, solidariedade, iniciativa, participação e responsabilidade individual e social;
·        Utilizar os espaços escolares, transformando a escola num laboratório de (re) construção de saberes, de apropriação dos conteúdos produzidos e sistematizados;
·        Elevar a auto-estima, autoconfiança, espírito de liderança, organização.
·        Ter a capacidade de desenvolver os trabalhos com autônima e condições de concluí-los com êxito. 
·        Possibilitar aos alunos utilizar plenamente a sua criatividade, elaborando atividades totalmente desenvolvidas por eles.









                                                                                                                                                  2/2

2. Justificativa:

Os estudos ambientais recentes e sua divulgação nas mídias têm feito com que alunos e professores conheçam a realidade ambiental local e global, seus problemas emergentes, e a necessidade de ações urgentes em favor de sua recuperação e proteção.
Através do projeto Escola Sustentável queremos sensibilizar os alunos da escola e comunidade a recuperar alguns materiais (de difícil reciclagem) que anteriormente não eram reciclados em suas casas, bem como a separar outros materiais recicláveis, criando assim um hábito, uma reflexão e conscientização sobre a questão ambiental em nosso bairro.

3. Ações / Metodologia

            Para começar, faço uma apresentação do projeto para os meus alunos. Digo a eles que teremos muito trabalho, mas que nos divertiremos muito aprenderemos muito e também, realmente faremos a diferença em nossa escola e em nossa comunidade. Ao concordarem com o início dos trabalhos, apresento os primeiros itens do roteiro a ser seguido.
            Faremos levantamentos sobre o destino do lixo doméstico e os prejuízos que estes causam se não destinados corretamente. Pesquisamos em diversas fontes (internet, jornais, revistas, órgãos responsáveis pelas coletas – convencionais e seletivas). Reunimos todo o material, montamos as apresentações, ensaiamos e nossa sala e “vamos à luta”. Apresentar o projeto para as outras turmas. Cada grupo fica responsável por uma turma, tudo será feito e supervisionado por eles.
            Após divulgado e entendido o projeto passa a ser posto em prática, da seguinte forma: Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, turma 53, dividem-se em grupos (que chamamos de Brigadas) de 3 ou 4 alunos. Cada brigada ficará responsável por um tipo de embalagem (com laminado interno). Por exemplo: Brigada do pacote de salgadinho, biscoito, suco, chocolate, tubos e escovas dentais e suas respectivas embalagens.
             O material para divulgação nas outras salas de aula e nas outras Escolas será produzido na sala da turma 53 e no laboratório de informática. Faremos: Folders, cartazes e vídeos.
             Cada embalagem coletada será enviada para a empresa Terracycle, em São Paulo e convertida em 2 pontos o que equivale a um valor de R$ 0,02 cada. Os alunos farão a divulgação do projeto durante a semana e na sexta-feira – ou em um dia pré-agendado por cada professor, será feito o recolhimento das embalagens nas outras salas de aula dos anos iniciais do mesmo turno.
             As embalagens são divididas por Brigada, contadas e através de tabelas e gráficos contabilizado o valor arrecadado semanalmente. A postagem no blog para divulgação do projeto e a atualização contábil das tabelas serão feitas no início da semana posterior à arrecadação. Cada grupo tem a autonomia de sair da sala de, coletar as embalagens, contabilizar, organizar nas caixas e, é, também responsável pela colocação da etiqueta de endereçamento postal. Em seguida levamos para a sala da diretora que leva as caixas para a agência dos correios.  










                                                                                                                                                  3/3
4. Recursos e ambientes:

            O laboratório de informática será utilizado para confecção dos folders, tabelas, gráficos e blogs. Na sala de aula, os alunos farão o vídeo explicativo, os cartazes, bem como a separação e contagem do material recolhido semanalmente.

5. Socialização:

            Os alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizarão cartazes e folders para divulgação do projeto nas outras turmas dos anos iniciais e em toda a comunidade através dos alunos das turmas envolvidas no projeto.
            Através da construção de um blog por “Brigada”, os alunos poderão postar suas conquistas semanais, utilizando textos, gráficos, tabelas e fotos. Além de poderem postar também notícias que achem pertinentes ao assunto do projeto. 

6. Avaliação:

            Após apresentado o projeto aos alunos, faço o convite para que eles participem ou não. É unânime, todos querem participar sempre. Estão eu já tenho aí um grande aliado, o pleno interesse.  Tudo é registrado, organizado e guardado para futuras consultas. O aprendizado é muito significativo, pois tem que se entender tudo muito bem para que as perguntas dos outros alunos sejam respondidas com clareza e satisfação. O interesse, a organização e a responsabilidade são os itens primordiais a serem avaliados. Sendo este um projeto interdisciplinar, contempla todas as disciplinas curriculares. Desde a matemática até o teatro. Todas as possibilidades de explorar ao máximo os conceitos pedagógicos são utilizados.  Por exemplo: Geografia – para que regiões vão às embalagens, onde foram produzidos os alimento que tinham dentro delas / História – como era e como é tratado a questão do lixo na sociedade atual / Ciências – alimentação saudável (corantes e conservantes)  / Matemática – gráficos, tabelas, cálculo mental.../ Língua Portuguesa – gêneros  textuais diversos,  oralidade... / Inglês – palavras das diversas marcas coletadas, sites com termos a serem aprendidos.../ Teatro – expressão corporal, atitude, dinamismo. Enfim, tudo será avaliado amplamente e em momentos diferentes, as apresentações e os registros feitos por eles.
            Há um momento em que os alunos de cada grupo elaboram atividades para os outros alunos fazerem, para a verificação dos resultados das nossas brigadas. Eles são livres para escolher de que forma vão avaliar a turma pela qual são responsáveis e, eu avalio o que foi por eles planejado. Podem ser cruzadinhas, o que é o que é, poemas, caça-palavras, filmes com temas relevantes, paródias, desenhos, HQ...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário