Curso:
Práticas e Mídias com projetos
Escola
Básica Municipal Professora Dilma Lúcia dos Santos
Projeto Entorno Escolar: Uso público da área do entorno da escola DLS
2005/2012
Projeto
Entorno Escolar/2012: Diagnóstico ambiental: considerações iniciais
Professoras
Zenaide, readaptada, GEO,
Lizete, Auxiliar de Ensino.
Sinthya de Ciências
A Unidade de
Ensino
A Escola Dilma Lúcia dos Santos localizada no bairro da
Armação Pântano do Sul, sito a Rod
SC Francisco Tomaz dos Santos,em
Florianópolis. Atende cerca de 560 alunos de 1ª à 8ª série, contando com 35
professores das áreas específicas, uma bibliotecária, seis funcionários de
serviços gerais, três cozinheiras. É administrada e dirigida por uma diretora,
uma secretária, duas orientadoras educacionais, uma supervisora e uma
administradora escolar, pelo conselho deliberativo e pela APP.
Possui como suporte pedagógico um refeitório,
laboratório de ciências, sala informatizada (12 computadores funcionando), sala
de reciclagem de papel, , auditório com 80 lugares, espaço para horta escolar, duas
quadras abertas (aguardando reformas) e uma quadra coberta inaugurada em 2012.
Além dos projetos de ensino e pesquisa desenvolvidos
pelos professores de classe, como Rio Sangradouro, Diagnóstico Ambiental,
Estagiários, desenvolve outros projetos
curriculares de horta escolar, Entorno Escolar, Leitura e Produção, importantes
instrumentos para a formação cultural e cidadã do aluno no ensino fundamental. Atualmente mantém projetos de formação para professores
e funcionários sobre Diversidade Étnica Racial e de Educação Ambiental. Outros
projetos extracurriculares como o de apoio pedagógico, escola aberta,
cineclube, karatê e em implantação programa “Mais Educação”, permeiam o projeto
pedagógico da escola DLS.
Projeto Entorno Escolar: por uma escola parque de
educação ambiental-
Uma proposta coletiva visando o uso público da área do
entorno escolar para a preservação ambiental, criação de espaços públicos
visando o ensino público gratuito em todos os níveis, oferecendo educação
ambiental em todos os níveis de ensino, formação para iniciar a pesquisa
científica no ensino fundamental promovendo a História e a Cultural oportunizando
espaços de educação exportes, lazer e convivência e preservação dos
ecossistemas, são as metas do projeto.
Introdução
O Projeto Entorno Escolar é uma construção coletiva, liderada por educadores da comunidade escolar, escola
Dilma Lúcia dos Santos, em parceria com lideranças comunitárias, moradores e entidades do Distrito, e o governo Municipal, desde 2005. Foi iniciada em 2000, com pedido, do Conselho Deliberativo Escolar da então "E.B.M. Pres. Castelo Branco", de área para construção nova escola.
Contou com o apoio de
2500 moradores, que assinaram a proposta entregue ao executivo municipal em
Fevereiro de 2008, em solenidade no auditório da escola Dilma Lúcia dos Santos. A implantação do projeto envolve diversos projetos, sub-projetos, instituições de ensino, órgãos ambientais, governos.
Em 2012, visando reconhecer a área
destinada à implantação do projeto Entorno Escolar- PEE-, propomos com os professores do
sexto ano, o desafio de envolver os alunos à pesquisa de campo, para fazer o
diagnóstico ambiental e contribuir para elaboração de plano de manejo para implantação do projeto
Entorno Escolar.
O trabalho envolve várias etapas, desde o planejamento inicial, com os
professores de diferentes áreas, até a organização e execução da pesquisa de campo: coleta de dados,
sistematização, produção de vídeo, texto informativo e elaboração de plano de manejo, produção de maquete, da escola Parque de educação Ambiental. O trabalho conta com apoio de alunos bolsitas,
pesquisadores da UFSC, encontra-se em construção, envolvendo as diversas áreas do conhecimento, Instituições de Ensino, órgãos e Instituições públicas de educação ambiental.
Diagnóstico
ambiental
O crescimento urbano do bairro da Armação e de todo distrito do Pântano do Sul, acontece num grande corredor verde, a Mata Atlântica, e possui características ecológicas e ambientais bem específicas que merecem ser objeto de investigação pela comunidade escolar, e, é um dos objetivos propostos no
o projeto entorno escolar.
Com objetivo de conhecer a área destinada à implantação do projeto Entorno Escolar- PEE- propomos com os professores do sexto ano, o desafio para fazer estudo diagnóstico ambiental e contribuir para elaboração de plano de manejo de envolvendo os alunos à pesquisa de campo,para implantação do projeto Entorno Escolar.
Nessa visita fizemos as primeiras observações, de localização, e ocupação do entorno escolar, identificando de pontos de referência, como ruas, praia casa, escolas, igrejas, comércios, equipamentos públicos, etc.
o projeto entorno escolar.
Com objetivo de conhecer a área destinada à implantação do projeto Entorno Escolar- PEE- propomos com os professores do sexto ano, o desafio para fazer estudo diagnóstico ambiental e contribuir para elaboração de plano de manejo de envolvendo os alunos à pesquisa de campo,para implantação do projeto Entorno Escolar.
A motivação dos alunos para a
temática foi realizada pela professora de Ciências, em sala de aula que trabalhou conceitos ecológicos
como Ecossistema, Biodiversidade, cadeia alimentar, Mata Atlântica.
Na primeira etapa, iniciamos o
trabalho, com a mostra de vídeos, sobre: a “Lagoa do Peri”, do Instituto Larus e,
A escola Faz oVídeo -versando da Importância da água- elaborados pelos alunos
da então EBM Castelo Branco, em 2000, ambos produzidos pelo Instituto Larus.
Com objetivo de reconhecer a
área de estudo, fizemos com os alunos uma primeira visita de campo no entorno da escola DLS, fundos,
área da Mata Atlântica, destinada à preservação.
Nessa visita fizemos as primeiras observações, de localização, e ocupação do entorno escolar, identificando de pontos de referência, como ruas, praia casa, escolas, igrejas, comércios, equipamentos públicos, etc.
.
Na visita ao local, os alunos
puderam também observar aspectos relacionados à flora, fauna, assim como ouvir
o canto dos pássaros, localizar os cursos d'água, apontar a poluição,
identificar a ocupação humana e ampliar conceitos ligados ao meio ambiente.
Também em sala de aula, mostramos
aos alunos as propostas de uso e ocupação pública para a área do entorno
escolar, usando PowerPoint, fotos de imagens aéreas, fotos panorâmicas, mapas.
Na continuidade, Estudos em sala de aula abordando conceitos
ecológicos como Ecossistema Biodiversidade Mata Atlântica, cadeia alimentar, entre outros.
Palestras
expositivas e dinâmicas para introdução aos conteúdos específicos:
1. Botânica
2. Ornitologia
3. Águas
4. Composição e Microbiologia do Solo
5. Localização Geográfica e Mapeamento da Área do Entorno
6. Histórico Ocupacional
1. Botânica
2. Ornitologia
3. Águas
4. Composição e Microbiologia do Solo
5. Localização Geográfica e Mapeamento da Área do Entorno
6. Histórico Ocupacional
A partir destas palestras, serão formados grupos de
aproximadamente 5 alunos, que ficarão responsáveis pelo levantamento e
diagnóstico do entorno dentro de cada área de estudo apresentada. Estes alunos
farão o estudo e posteriormente apresentarão os resultados em forma de um Livro
e cartazes informativos. Cada grupo será acompanhado e orientado por um
especialista na área a ser estudada.
os alunos serão organizados
por grupos de interesse nas temáticas envolvidas para elaborar problemáticas e
planejar a pesquisa com as equipes de estudos dentro de cada área apresentada.
Considerações finais e
iniciais
Com essas atividades,
compreendemos a importância da mediação para despertar na criança o
interesse de estudar e conhecer o ambiente onde vivemos., num mundo rodeado milhões de atrações de consumo, especialmente informações e qual a relação entre eles, para um mundo com dignidade humana para todos.
Desenvolver currículo por projetos no ensino fundamental envolve vários atores, direção, supervisão, orientação, professores, auxiliares, requer uma nova organização do tempo e do espaço na escolar, trabalha-se com a visão de totalidade e busca-se a especificidade.
Sair do trabalho organizado por grades de disciplinas, onde
cada professor planeja seu ensinar, para organização do projeto, requer
especialmente tempo para planejamento, reflexões coletivas, das necessidades professores das
classe e articulação das atividades do projeto com os alunos para trabalhar a
interdisciplinaridade
o uso de vídeos,
o uso de vídeos,
Conforme observa KESSEL, em “Os Múltiplos
conhecimentos:saberes do aluno, saberes do professor;saberes locais, saberes
universais”, dentre as diversas modalidades de organização do trabalho escolar,
uma pedagogia centrada nos alunos como um coletivo, que respeita diversidade e
está organizada em torno de projetos de pesquisa, altera a lógica da transmissão
dos conhecimentos. A pedagogia de projetos parte do princípio de que o processo
de conhecer e aprender integra diferentes áreas do conhecimento e que a
aprendizagem não ocorre só na escola.
Uma das dificuldades para articulação das atividades do projeto
foi na organização tempo, para articulação das atividades com os alunos e demais
professores de classe, interagir com grade curricular fechada por tempos de 45minutos, para disciplinas específicas. Por outro percebemos no cotidiano da escola pública que o uso de mídia educativa e o acesso a tecnologias educativas fica muito aquém da velocidade das mídias de massa que dominam o mundo do consumo tecnológico, mas é preciso começar.
Aprender com projetos são desafios colocados para a transformação do cotidiano, resignificando o tempo de aprender e ensinar, de produzir conhecimentos.
Aprender com projetos são desafios colocados para a transformação do cotidiano, resignificando o tempo de aprender e ensinar, de produzir conhecimentos.
Depoimento
da professora de classe
_ Para levar os alunos dos 6ºs anos da E.B.M.Dilma Lúcia Dos Santos a tomarem consciência da importância da preservação e o uso eficiente dos recursos naturais do seu entorno, foi introduzido no currículo o projeto escolar denominado "Escola Parque".
_ Para levar os alunos dos 6ºs anos da E.B.M.Dilma Lúcia Dos Santos a tomarem consciência da importância da preservação e o uso eficiente dos recursos naturais do seu entorno, foi introduzido no currículo o projeto escolar denominado "Escola Parque".
Para despertar o interesse dos alunos, buscamos uma prática
que levasse o aluno a contextualizar com a sua realidade, para
isso, realizamos uma primeira visita ao local, onde os
alunos puderam observar aspectos relacionados a flora, fauna, assim
como o canto dos pássaros, os cursos d'água, poluição e conceitos ligados ao
meio ambiente.
Com essas atividades, observei que os alunos ficaram mais a
vontade para participarem, interagirem entre si e com os professores de
uma forma muito mais efetiva, o nível de envolvimento e o interesse pelas
questões ambientais se acentuou e de forma espontânea, senti também que o
aprendizado se tornou algo divertido, fácil e muito mais prazeroso, facilitando
assim, para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho e alcançarmos
nossos objetivos.
Junho/2012, Prof. Sinthya Manfrão Antunes.
Bibliografia:
Guia do Cursista, PROINFO INTEGRADO, MEC.
KESSIA, Zilda, “Os Múltiplos conhecimentos:saberes do aluno, saberes do professor;saberes locais, saberes universais”
KESSIA, Zilda, “Os Múltiplos conhecimentos:saberes do aluno, saberes do professor;saberes locais, saberes universais”
Nenhum comentário:
Postar um comentário