terça-feira, 19 de junho de 2012

projeto entorno escolar/2012:diagnóstico ambiental

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis
Curso: Práticas e Mídias com projetos

Escola Básica Municipal Professora Dilma Lúcia dos Santos
Projeto Entorno Escolar: Uso público da área do entorno da escola DLS
2005/2012
Projeto Entorno Escolar/2012: Diagnóstico ambiental: considerações iniciais
                                    

Professoras
Zenaide, readaptada, GEO,
Lizete, Auxiliar de Ensino.
Sinthya de Ciências


A Unidade de Ensino

A Escola Dilma Lúcia dos Santos localizada no bairro da Armação Pântano do Sul,  sito a Rod SC  Francisco Tomaz dos Santos,em Florianópolis. Atende cerca de 560 alunos de 1ª à 8ª série, contando com 35 professores das áreas específicas, uma bibliotecária, seis funcionários de serviços gerais, três cozinheiras. É administrada e dirigida por uma diretora, uma secretária, duas orientadoras educacionais, uma supervisora e uma administradora escolar, pelo conselho deliberativo e pela APP.
Possui como suporte pedagógico um refeitório, laboratório de ciências, sala informatizada (12 computadores funcionando), sala de reciclagem de papel, , auditório com 80 lugares, espaço para horta escolar, duas quadras abertas (aguardando reformas) e uma quadra coberta inaugurada em 2012.
Além dos projetos de ensino e pesquisa desenvolvidos pelos professores de classe, como Rio Sangradouro, Diagnóstico Ambiental, Estagiários, desenvolve outros  projetos curriculares de horta escolar, Entorno Escolar, Leitura e Produção, importantes instrumentos para a formação cultural e cidadã do aluno no ensino fundamental.  Atualmente mantém projetos de formação para professores e funcionários sobre Diversidade Étnica Racial e de Educação Ambiental. Outros projetos extracurriculares como o de apoio pedagógico, escola aberta, cineclube, karatê e em implantação programa “Mais Educação”, permeiam o projeto pedagógico da escola DLS.


Projeto Entorno Escolar: por uma escola parque de educação ambiental-

Uma proposta coletiva visando o uso público da área do entorno escolar para a preservação ambiental, criação de espaços públicos visando o ensino público gratuito em todos os níveis, oferecendo educação ambiental em todos os níveis de ensino, formação para iniciar a pesquisa científica no ensino fundamental promovendo a História e a Cultural oportunizando espaços de educação exportes, lazer e convivência e preservação dos ecossistemas, são as metas do projeto.







Introdução

O Projeto Entorno Escolar é uma construção coletiva, liderada por educadores da  comunidade escolar, escola Dilma Lúcia dos Santos,  em parceria com lideranças comunitárias, moradores e entidades do Distrito,  e o governo Municipal, desde 2005. Foi iniciada em  2000, com pedido, do Conselho Deliberativo Escolar da então "E.B.M. Pres. Castelo Branco", de área para construção nova escola. 
Contou com o apoio de 2500 moradores, que assinaram a proposta entregue ao executivo municipal em Fevereiro de 2008, em solenidade no auditório da escola Dilma Lúcia dos Santos. A implantação do projeto envolve diversos projetos, sub-projetos, instituições de ensino, órgãos ambientais, governos.
 Em 2012, visando reconhecer a área destinada à implantação do projeto Entorno Escolar- PEE-, propomos com os professores do sexto ano, o desafio de envolver os alunos à pesquisa de campo, para fazer o diagnóstico ambiental e contribuir para elaboração de  plano de manejo para implantação do projeto Entorno Escolar.
O trabalho envolve várias etapas, desde o planejamento inicial, com os professores de diferentes áreas,  até a organização e execução da pesquisa de campo: coleta de dados, sistematização, produção de vídeo,  texto informativo e elaboração de plano de manejo, produção de maquete, da escola Parque de educação Ambiental. O trabalho conta com apoio de alunos bolsitas, pesquisadores da UFSC, encontra-se em construção, envolvendo as diversas áreas do conhecimento,  Instituições de Ensino, órgãos e Instituições públicas de educação ambiental.





















Diagnóstico ambiental


O crescimento urbano do bairro da Armação e de  todo distrito do Pântano do Sul, acontece num grande corredor verde, a Mata Atlântica, e possui características ecológicas e ambientais bem específicas que merecem ser objeto  de investigação pela comunidade escolar, e, é um dos objetivos propostos no
o projeto entorno escolar.


Com objetivo de conhecer a área destinada à implantação do projeto Entorno Escolar- PEE- propomos com os professores do sexto ano, o desafio  para fazer estudo diagnóstico ambiental e contribuir para elaboração de  plano de manejo de envolvendo  os alunos à pesquisa de campo,para implantação do projeto Entorno Escolar.



A motivação dos alunos para a temática foi realizada pela professora de Ciências, em sala de aula que trabalhou conceitos ecológicos como Ecossistema, Biodiversidade, cadeia alimentar, Mata Atlântica.

Na primeira etapa, iniciamos o trabalho, com a mostra de vídeos, sobre: a “Lagoa do Peri”, do Instituto Larus e, A escola Faz oVídeo -versando da Importância da água- elaborados pelos alunos da então EBM Castelo Branco, em 2000, ambos produzidos pelo Instituto Larus.

Com objetivo de reconhecer a área de estudo, fizemos com os alunos uma primeira visita de campo no entorno da escola DLS, fundos, área da Mata Atlântica, destinada à preservação.


Nessa visita fizemos as primeiras observações, de localização, e ocupação do entorno escolar, identificando de pontos de referência, como ruas, praia casa, escolas, igrejas, comércios, equipamentos públicos, etc.
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Na visita ao local, os alunos puderam também observar aspectos relacionados à flora, fauna, assim como ouvir o canto dos pássaros, localizar os cursos d'água, apontar a poluição, identificar a ocupação humana e ampliar conceitos ligados ao meio ambiente.

Também em sala de aula, mostramos aos alunos as propostas de uso e ocupação pública para a área do entorno escolar, usando PowerPoint, fotos de imagens aéreas, fotos panorâmicas, mapas.


Na continuidade, Estudos em sala de aula abordando conceitos ecológicos como Ecossistema Biodiversidade Mata  Atlântica, cadeia alimentar, entre outros.


Palestras expositivas e dinâmicas para introdução aos conteúdos específicos:
1. Botânica
2. Ornitologia
3. Águas
4. Composição e Microbiologia do Solo
5. Localização Geográfica e Mapeamento da Área do Entorno
6. Histórico Ocupacional


A partir destas palestras, serão formados grupos de aproximadamente 5 alunos, que ficarão responsáveis pelo levantamento e diagnóstico do entorno dentro de cada área de estudo apresentada. Estes alunos farão o estudo e posteriormente apresentarão os resultados em forma de um Livro e cartazes informativos. Cada grupo será acompanhado e orientado por um especialista na área a ser estudada.

os alunos serão organizados por grupos de interesse nas temáticas envolvidas para elaborar problemáticas e planejar a pesquisa com as equipes de estudos dentro de cada área apresentada.




Considerações finais e iniciais


Com essas atividades, compreendemos a importância da mediação  para despertar na criança o interesse de estudar e conhecer o ambiente onde vivemos., num mundo rodeado milhões de atrações de consumo, especialmente informações e qual a relação entre eles, para um mundo com dignidade humana para todos.


Desenvolver currículo por projetos no ensino fundamental envolve vários atores, direção, supervisão, orientação, professores, auxiliares, requer uma nova organização do tempo e do espaço na escolar,  trabalha-se com a visão de totalidade e busca-se a especificidade.

Sair do trabalho organizado por grades de disciplinas, onde cada professor planeja seu ensinar, para organização do projeto, requer especialmente tempo para planejamento, reflexões coletivas, das necessidades  professores das classe e articulação das atividades do projeto com os alunos para trabalhar a interdisciplinaridade
 o uso de vídeos, 

Conforme observa KESSEL, em “Os Múltiplos conhecimentos:saberes do aluno, saberes do professor;saberes locais, saberes universais”, dentre as diversas modalidades de organização do trabalho escolar, uma pedagogia centrada nos alunos como um coletivo, que respeita diversidade e está organizada em torno de projetos de pesquisa, altera a lógica da transmissão dos conhecimentos. A pedagogia de projetos parte do princípio de que o processo de conhecer e aprender integra diferentes áreas do conhecimento e que a aprendizagem não ocorre só na escola.

Uma das dificuldades para articulação das atividades do projeto foi na organização tempo, para articulação das atividades com os alunos e demais professores de classe,  interagir  com  grade curricular fechada por tempos de 45minutos, para disciplinas específicas. Por outro percebemos no cotidiano da escola pública que o uso de mídia educativa e o acesso a tecnologias educativas fica muito aquém da velocidade das mídias de massa que dominam o mundo do consumo tecnológico, mas é preciso começar. 


Aprender com projetos são desafios colocados para a transformação do cotidiano, resignificando o tempo de aprender e ensinar, de  produzir conhecimentos. 

Depoimento da professora de classe
 
_ Para levar os alunos dos 6ºs anos da E.B.M.Dilma Lúcia Dos Santos a tomarem consciência da importância da preservação e o uso eficiente dos recursos naturais do seu entorno, foi introduzido no currículo o projeto escolar denominado "Escola Parque".
Para despertar o interesse dos alunos, buscamos uma prática que levasse o aluno a contextualizar com a sua realidade, para isso, realizamos uma primeira visita ao local, onde os alunos puderam observar  aspectos relacionados a flora, fauna, assim como o canto dos pássaros, os cursos d'água, poluição e conceitos ligados ao meio ambiente.
Com essas atividades, observei que os alunos ficaram mais a vontade para  participarem, interagirem entre si e com os professores de uma forma muito mais efetiva, o nível de envolvimento e o interesse pelas questões ambientais se acentuou e de forma espontânea, senti também que o aprendizado se tornou algo divertido, fácil e muito mais prazeroso, facilitando assim, para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho e alcançarmos nossos objetivos. 
Junho/2012, Prof. Sinthya Manfrão Antunes.

Bibliografia:

Guia do Cursista, PROINFO INTEGRADO, MEC.


KESSIA, Zilda, “Os Múltiplos conhecimentos:saberes do aluno, saberes do professor;saberes locais, saberes universais”

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